terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Custo de vida no México

Oi gente, tudo bem?

Resolvi colocar um post hoje sobre o custo de vida no México hoje, baseado na realidade do lugar onde eu moro, que fica na zona metropolitana da Cidade do México.
Eu já não tenho noção de quanto algumas coisas custam no Brasil e também não vou ficar procurando de site em site (sim, tô com preguiça de inverno), porque já sei que, você que está no Brasil, vai saber fazer as comparações necessárias de acordo com o lugar onde vive.
Também levem em consideração que a zona onde eu moro não é das mais baratas por aqui e somos 3 pessoas morando num apartamento de 2 quartos.

Como eu tenho recebido muitas mensagens com perguntas sobre isso, aí vão os valores pra que tenham uma ideia.
Estou usando o cambio de hoje que está em $ 5,53.



Gastos da casa:

SKY - Pacote completo 246 canais - R$ 145,00
Pacote básico 178 canais - R$ 54,00

Celular com plano de 700min e 500Mb de Internet - R$ 90,00 - O meu plano, que é de 300min e 400Mb de internet eu pago R$ 63,00.

Linha telefonica com internet em casa - R$ 75,00

Água - R$ 45,00 (o bimestre)

Luz (tirando no inverno que a gente liga os aquecedores) - R$ 50,00 (o bimestre)

Gás (pra cozinhar e para esquentar água do banho) - R$ 23,00 (mensal)

Diarista: De R$ 30,00 a R$ 55,00.

Pelas ruas:

Gasolina comum - R$ 2,45/litro e aditivada - R$ 2,61

Metrô - passagem custa R$ 0,90


Supermercado:
Preços do último folheto de ofertas da Comercial Mexicana
Pra quem quiser checar: Folheto de Ofertas - Comercial Mexicana

Óleo 1l - R$ 3,39
Lata Atum - R$ 1,98
Maionese 285g - R$ 3,23
Feijão 900g - R$ 2,87
Purê de tomate (caixinha 210g)  - R$ 0,86
Corn Flakes 580g - R$ 6,85
Suco de caixa 1l - R$ 1,77
Papel higiênico (4 rolos) - R$ 1,79
Duzia de ovos - R$ 4,14
Arroz 900g - R$ 2,69

Outros:
Preços do Walmart México

TV Sony Bravia LED 40" - R$ 1.625,00

Geladeira Duplex Samsung Clean Steel (essas bonitonas de 2 portas verticais em Inox) - R$ 3.795,00

Xbox One com Fifa 2015 - R$ 1.175,00

Lavadora Mabe 15kg - R$ 1.173,00

Ipad Mini 16Gb - R$ 723,00

MacBook Pro - R$ 7.780,00

Carros novos:
A partir de:

Chevrolet Trax: R$ 40.542,00

Honda Fit: R$ 33.815,00

Jetta - R$ 41.160,00

Gol - R$ 27.197,00

Corolla - R$ 41.410,00

Dados da página De Motores.

Saludos e boa semana a todos.
Marina





21 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, informações muito práticas e úteis!
    Você tem alguma referência de custo de aluguel de apartamento ou flat na região da Cidade do México?
    Obrigado,
    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maurício. Para buscar custo de aluguel ou flat, dê uma olhada nas páginas: www.lamudi.com.mx, www.inmuebles24.com, você terá que procurar por Delegación ou Colonia já que a cidade é enorme. Ajuda muito se você já tiver uma ideia do lugar onde quer procurar, dá uma olhada no Google Maps para se localizar. Há muita diferença de valores dependendo da Colonia.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Oi, Mariana! O que quer dizer " água ou luz o bimestre " aí? Desculpe não entendi. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mariana, parabéns pelo blog, seus comentários e informações dão uma boa noção do custo de vida (de um modo geral) na Cidade do México. Alguns itens do custo de vida são diferentes dos custos brasileiros, principalmente telefone, água e luz, mas mantimentos e eletrônicos bem próximos dos nossos. Eu não conheço a Cidade do México, estou planejando passar uma semana, mas não decidi o mês. Você poderia dar umas dicas dos meses mais favoráveis? Poderia dar algumas dicas de passeios e lugares para conhecer? Obrigado. Ari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ari, envia um email para marinamachado74@gmail.com e te respondo especificamente suas perguntas. Não sei nem se você vai ver essa resposta aqui, mas como recebi a mensagem pelo Blog, não posso entrar em contato diretamente com vc. Um abraço. Marina

      Excluir
  4. Olá Marina, vou pro Mexico em janeiro, fazer um intercâmbio de 1 mês, não vou pagar hospedagem, e tenho uma refeição diária gratuita. Que média de gasto você sugere pra esse periodo? Pra passar razoavelmente bem, sem luxos extremos, mas com alguns passeios etc rsrs Estou totalmente perdida, porque vou "trabalhar", então precisarei pagar transporte diario e tal... Mas ao mesmo tempo não terei que pagar água, gás e outros custos comuns a moradores do país... Se puder me dar umas dicas, ficarei extremamente grata.
    Abraço. Geisi

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marina. Parabéns pelo blog. Seria legal colocar também os valores em pesos mexicanos, assim dá para fazer a conversão em Real de acordo com a variação cambial. Jorge - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jorge. Sim, tem razão. Farei um post atualizado. Um abraço.

      Excluir
  7. Oi Marina, tudo bem? Quais os bairros vc recomenda na ciudad de mexico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, eu não moro no DF (Cidade do México, propriamente dita, moro na zona metropolitana) mas acredito que os bairros mais centrais são mais fáceis dependendo de quanto você pode investir em moradia, se está perto de onde vai estudar ou trabalhar... Roma, Condesa, Polanco, Anzures, Cuauhtemóc, mas tem colônias ao sul da Cidade que também são excelentes... Tem que ver mesmo a questão de custo-benefício. Qualquer coisa, me envie um email.

      Excluir
  8. OLA SOU PORTUGUESA ESTIVE AI A PASSAR FERIAS EM CANCUN ADOREI ESTOU A PENSAR IR PARA AI VIVER NÃO TENHO IDEIA DE QUANTO E O CUSTO DE VIDA DAI POR EXEMPLO O PREÇO DE UM APARTAMENTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não sei muito do custo de vida em Cancun, mas você pode encontrar preços nas páginas de imóveis como www.inmuebles24.com , www.trovit.com.mx, www.lamudi.com.mx
      Um abraço.

      Excluir
  9. ola marina como é o clima no inverno quantos gaus, como é a segurança ,é muita violência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Benedito, aqui na Cidade do México pode chegar abaixo de zero no inverno. Eu já cheguei a -4 aqui na zona que eu moro, que está a 2600m de altitude. A Cidade do México é como São Paulo. Eu nunca vi nada que me assustasse, mas também depende de onde a gente vai e horários. Eu acho que é mais segura que muita capital do Brasil. Veja o post sobre Violência.

      Excluir
  10. Olá, Marina. Irei estudar no CIDE no próximo ano. Fica bem longe dos bons bairros para se morar na Cidade do México, os quais, segundo me disseram, são Condesa e Polanco. Você sabe me dizer se há bairros bons para se viver que sejam próximos do CIDE? Por acaso conhece alguém que estude lá? Agradeço imensamente qualquer informação que você possa me dar!
    Maria Lucia Noronha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Lucia, realmente todo mundo indica Condesa e Polanco, mas são bairros bem caros e longe do CIDE. Não conheço ninguém que estude lá, mas se você entrar num grupo chamado Vida de Brasileiro no México, no Facebook, pode ser que alguém possa te ajudar.
      Perto da universidade há outros bairros também, tem que pesquisar os que são melhores e de acordo com o seu orçamento. Sinceramente eu não conheço bem a região porque moro no Norte da cidade e não vou muito para aqueles lados.
      Qualquer coisa, pode me contactar no e-mail: marinamachado74@gmail.com
      Um abraço e boa sorte.

      Excluir
  11. Olá Marina, Tudo bem? Então, sou da área de TI e acabei esbarrando em uma matéria falando sobre o México, do custo de vida baixo e poder compra alto em relação ao Brasil. Vi que minha profissão tem um salário médio de +-270 pesos anuais. Ai fui no Craiglist olhar preços de aluguel e era tudo caro (20 mil pesos) na Cidade do México. Por isso achei estranho. Tu poderia me dizer quando custa o aluguel, em médio, de um apartamento de 1 quarto, sem luxo, um normalzinho mesmo. E um preço médio do centro para uma região próximo.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Victor, dependendo do bairro é caro mesmo. Mas você encontra apartamento de 1 quarto por menos de 5,000 pesos fácil. É só questão de encontrar o bairro correto. Dá uma olhada nesse post: http://mexicolindobymarina.blogspot.mx/2015/01/imoveis-na-cidade-do-mexico.html
      Tem mais opções de busca de Imóveis. Boa sorte e um abraço.

      Excluir
  12. Parabéns pelo blog Marina. Estou indo para cidade do México agora no carnaval. Eu e minha esposa vamos no dia 4/2 e ficamos até dia 11/2. Tem ideia, mais ou menos, de quanto temos que levar para gastos com alimentação, transporte e passeios?

    ResponderExcluir